Gestão de Pessoas e o Recursos Humanos possuem funções importantes para o sucesso do seu negócio.
Duas áreas fundamentais em uma empresa e que se complementam entre si, a gestão de pessoas e o Recursos Humanos possuem funções importantes para o sucesso do seu negócio. Vale destacar que, com a evolução no mercado, da sociedade e, também, com a chegada de novas gerações, o RH e a gestão de pessoas tornaram-se cada mais valorizados. Já foi a época, por exemplo, em que a função do setor de RH de uma empresa era apenas atuar como responsável pelo recrutamento, demissão e folha de pagamento.
Você sabe como atuam e qual a distinção entre os dois? Veja as principais diferenças do RH e a gestão de pessoas.
Departamento de Recursos Humanos
Com a missão de fazer o gerenciamento dos recursos humanos da empresa, o RH também atua no plano geral do estabelecimento como um todo, bem como efetua a elaboração de uma cultura mais saudável, menos hierarquizada e horizontal.
No RH, suas atividades devem ser ordenadas conforme as metas do negócio e, consequentemente, fundamentais para o seu sucesso. Além dessas questões, outras responsabilidades desse setor são:
- Organização de cargos e funções;
- Redução da taxa de turnover – que se refere à taxa de rotatividade dos colaboradores em uma empresa;
- Planejamento dos planos de carreira e critérios de promoção;
- Desenvolvimento de estratégias para retenção de talentos e realização dos processos de recrutamento.
Gestão de pessoas
Focada no desenvolvimento e no desempenho dos colaboradores, a gestão de pessoas é responsável pela relação entre a empresa e o colaborador, com o objetivo de gerar resultados por meio de incentivo, inovação. Além de, também, fortalecer a comunicação, bem como identificar o potencial de cada funcionário e direcionar as tarefas de acordo com suas habilidades, nível de autonomia e responsabilidade.
É válido complementar que a gestão de pessoas se preocupa, primeiramente, com o ser humano que existe dentro de cada indivíduo para, em seguida, se atentar aos resultados.
Agora que você já sabe detalhes sobre o setor de Recursos Humanos e gestão de pessoas, vamos falar alguns pontos que interligam as duas áreas.
- Contratação
Quando o gestor percebe que existe a necessidade de complementar a sua equipe, o RH tem o papel de fazer um processo de seleção e recrutamento e, assim, levar para a empresa, um colaborador que possua a habilidade que faltava no grupo.
- Desenvolvimento de talentos
Se, ao analisar o desempenho dos colaboradores, o gestor percebe que eles estão sentindo dificuldade em utilizar um software inserido pela empresa, nesse momento, o RH elabora um treinamento para os colaboradores, analisando o melhor formato, horário, local e roteiro.
- Reestruturação da empresa
Quando for preciso diminuir o quadro de funcionários, o RH tem a função de identificar os cargos que poderão ser eliminados. Nessa hora, a gestão de pessoas consegue verificar quais colaboradores deverão ser desligados, fazendo a abordagem de forma humanizada. Graças ao trabalho em conjunto das duas áreas, é possível fazer uma reestruturação sem criar uma situação constrangedora, com ressentimento e frustração por parte dos colaboradores demitidos.
Se a sua empresa está precisando de novas soluções, a Kruger&Loução possui uma equipe qualificada e treinada para levar os melhores resultados sua empresa. Além da área contábil, a assessoria atua com serviços nas áreas fiscal, tributária, trabalhista, consultoria fiscal e legal, pessoa física e legalização de empresas. Fale conosco e tenha a melhor assessoria para o seu negócio. Clique aqui e saiba mais.