Dicas interessantes para quem pretende empreender.

Se uma de suas metas em 2020 é ingressar no mundo do empreendedorismo, há algumas tendências de negócios que devem fazer sucesso nos próximos anos. Para começar a empreender é muito importante saber onde você pretende atuar, com que tipos de pessoas o seu negócio irá lidar, entre outras coisas. Essas são informações pertinentes e que podem fazer com que você se torne um empreendedor de sucesso.

Mas, se ainda não tem ideia sobre qual ramo pretende começar o seu negócio, saiba que, ao longo do post, falaremos um pouco mais sobre cinco tendências de negócios para 2020.

Clubes de Assinatura

Os clubes de assinatura estão se popularizando cada vez mais ao passar dos anos. Estamos falando de um mercado em constante crescimento há décadas e a expectativa é que ele continue se expandindo por meio dos mais diversos segmentos.

A assinatura mensal de um pacote ou combo de produtos é, hoje, algo bastante comum, seja ele eletrônico como é o caso de Netflix, Amazon ou Spotify ou, até mesmo, dos mais variados produtos, como livros, vinhos, cervejas artesanais, temperos, cosméticos e outros. Nos casos dos produtos, os assinantes recebem uma espécie de brinde todos os meses, o que causa certa expectativa nos usuários.

Já são mais de 800 empresas atuando no Brasil e estima-se que esse mercado já movimente algo superior a R$ 1 bilhão, anualmente.

Economia Compartilhada

As empresas que optaram pelo modelo de economia compartilhada em seus negócios, não apenas obtiveram sucesso, mas também provaram que o negócio é bastante atrativo e rende bons resultados financeiros. Com o compartilhamento de bens e serviços como principal atração para seus clientes, as empresas que apostaram na economia compartilhada são caracterizadas pela sua estrutura diferente, além da conexão peer-to-peer como forma de impulsionar o negócio.

Diversos são os ramos que podem ser inseridos na economia compartilhada. O que começou com a Uber oferecendo serviço de carona, hoje já se espalhou para serviços como, por exemplo, aluguel de bicicletas, entrega de comida, cuidado de animais e etc.

Alimentação saudável e gourmet

O mercado de alimentação no Brasil sempre foi forte e não será diferente em 2020. Além disso, vale destacar que dois seguimentos devem ganhar ainda mais destaque como tendências de negócios para 2020: alimentação saudável e gourmet.

O relatório da Brasil Food Trends 2020 destaca que muitos brasileiros ainda se importam com o prazer e a sensorialidade, sendo que tais critérios estão lado a lado com a qualidade do produto. Isso acaba favorecendo alimentos mais diferenciados, como mais valor agregado, ou seja, os chamados alimentos “gourmetizados”.

Outra tendência está associada a uma vida saudável e, consequentemente, alimentos que promovam o bem-estar e a saúde das pessoas. Ou seja, estamos falando de alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose, diet e light. O número de pessoas que buscam uma alimentação de qualidade, balanceada e saudável só aumenta, o que resulta num crescimento do segmento.

Cloud Computing e Inteligência Artificial

O setor de tecnologia da informação (TI) é uma tendência mundial, haja vista as constantes atualizações tecnológicas da área. No Brasil não é diferente: a expansão do mercado de TI por aqui foi superior à média global, considerando o crescimento de 9,8%, em 2018, contra 6,7% na média global.

A expectativa em 2020 continua alta para os dois setores: o uso de IA deve crescer 46,2% enquanto que o mercado de cloud computing deve se expandir em 35,5%.

O investimento em um negócio que envolva um dos ramos aqui destacados tem grande probabilidade de obter sucesso. Vale destacar que o futuro de todas as tecnologias que nos rodeiam e ainda serão lançadas pelo mercado de software.

Omnichannel

O omnichannel – ou simplesmente multicanal – está associado a um conceito de vendas na qual a empresa se comunica com os seus clientes por meios de múltiplas plataformas. Com isso, a instituição busca aproximação com seu clientes por meio da mais variadas formas de comunicação às quais temos acesso hoje em dia, desde as mais tradicionais, como as sedes físicas até as vendas virtuais pelas páginas na internet.

Esse tipo de negócio apresenta uma vantagem em relação às estratégias de vendas, pois, uma vez que a comunicação se dá pelas várias plataformas, então o empreendedor não terá uma única via de comunicação ou uma única estratégia. Além disso, esse modelo de negócio também permite o ajuste constante de suas estratégias de vendas por meio dos diversos canais.

Um exemplo simples são as diversas lojas físicas que já adotam a venda online com opção de retirada em uma loja própria mais próxima, sem que haja cobrança de frete na operação. Também podemos destacar o aplicativo Rappi, que permite a compra e entrega de diversos tipos de produtos, desde uma pizza até um produto cosmético ou artigo de casa.

Assessoria em Contabilidade

E para aqueles que pretendem abrir a sua empresa, principalmente os empreendedores de primeira viagem, é muito importante ter um apoio técnico na área contábil de forma a evitar problemas fiscais para o seu negócio. A dica aqui fica por conta da MLoução que atua na área de assessoria contábil. Para conferir detalhadamente todos os serviços oferecidos pela MLoução clique aqui.