Em Contabilidade, DRE é uma sigla para Demonstração do Resultado do Exercício.

A gestão de uma empresa, independentemente de seu porte não é tarefa simples. Além da necessidade de recursos materiais, financeiros e humanos para viabilizar fisicamente o negócio, são necessários estudos de mercado para encontrar um nicho ou segmento que possa ser bem atendido pela empresa.

E a segurança para isso passa por informações contábeis e financeiras que demonstrem um retrato bastante fiel do seu desempenho. Um dos relatórios mais apropriados para isso é o DRE ou Demonstração do Resultado do Exercício.

Em Contabilidade, DRE é uma sigla para Demonstração do Resultado do Exercício. Também pode receber o nome de ARE, ou seja, Apuração do Resultado do Exercício. É um relatório contábil que demonstra em números, os resultados advindos das operações da empresa, bem como outros não operacionais.

O exercício que representa o “E”, no Brasil é o período compreendido de janeiro a dezembro de um ano – o que configura o exercício financeiro da instituição.

Para efeitos legais, as empresas são obrigadas a apresentar o relatório apenas em caráter anual. Mas, algumas delas, por questões de controle administrativo, produzem uma versão mensal e, até mesmo, uma trimestral – essa última por questões de controle fiscal.

QUE INFORMAÇÕES DEVE CONTER?

Uma DRE vai mostrar valores monetários relativos a receitas, despesas, investimentos, provisões, valores referentes à depreciação, custos com o intuito de, em sua última linha, evidenciar o resultado da empresa naquele ano – ou lucro ou prejuízo.

Tais valores devem respeitar o princípio do regime de competência, ou seja, se o fato gerador contábil referente a uma receita ou despesa aconteceu no período X, o valor correspondente a ela deve ser registrado como pertencendo àquele período, independente de sua conversão ou não em dinheiro.

A Lei da Sociedade por Ações, lei no. 6404/1976 em seu artigo 187 define a forma pela qual a DRE deve ser apresentada e a discriminação dos valores que devem compor a mesma.

Em primeiro lugar, deve ser registrada a Receita Bruta ou Faturamento Bruto de Vendas da mesma. Alguns valores que são deduzidas do primeiro são:

  1. Devoluções;
  2. Abatimentos e descontos comerciais;
  3. Impostos.

Obtém-se então, a Receita Líquida ou Faturamento Líquido de Vendas, do qual é deduzido o Custo das Mercadorias Vendidas e/ou Serviços Vendidos, do qual se extrai o Lucro Bruto.

Do valor referente ao Lucro Bruto, são deduzidas as despesas incorridas pela empresa, que podem ser:

  1. Financeiras;
  2. Operacionais;
  3. Comerciais;
  4. Administrativas ou gerais

Após as deduções das despesas chega-se ao Resultado Operacional Líquido, lucro ou prejuízo. Do mesmo, são deduzidas despesas não operacionais e somadas receitas não operacionais donde se chega ao Resultado antes do Imposto de Renda e Contribuição Social. Após as deduções dos valores provisionados para os mesmos, chega-se ao Resultado do Exercício após a provisão para IR e CS.

Finalmente, desse resultado são deduzidas as participações de debêntures, empregados/associados, administradores e partes beneficiárias, ainda que na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de previdência e/ou assistência a empregados, desde que não caracterizados como despesa.

Chega-se, enfim, ao lucro ou prejuízo líquido do exercício.

A IMPORTÂNCIA DO DRE

Primeiramente o documento é importante por questões legais. Apresentando-o dias após o fim do exercício a empresa já terá cumprido uma exigência governamental e não se sujeita a multas e outros impedimentos.

Além disso, tendo todos esses números em mãos, os gestores de uma empresa têm condições de analisar o desempenho em termos de investimentos, receitas, lucro ou prejuízo. Assessora na tomada de decisões nas áreas operacional, logística, financeira, de RH e marketing/comercial quanto a volume de recursos necessários, ou não.

É importante também para que futuros investidores possam decidir por aplicar seu dinheiro na companhia proporcionando aportes financeiros importantes para projetos vultosos.

Se você deseja que seus documentos e relatórios contábeis sejam produzidos por mãos confiáveis, experientes e especialistas procure a Kruger & Loução Assessoria Contábil Ltda. Com 16 anos de experiência é referência em sua área de atuação e oferece serviços nas áreas contábil, fiscal, tributária, trabalhista, abertura de empresas, para pessoas físicas e consultoria. Clique aqui e saiba mais.