O contador atua em uma área bem ampla e suas funções vão muito além de controlar documentações relativas a impostos ou burocracia envolvida junto à parte financeira. Há outras áreas essenciais em que esse profissional pode ajudar o gestor, inclusive no corte de gastos desnecessários. Enquanto o gestor foca no desenvolvimento e sucesso do seu empreendimento, o contador se encarrega das funções mais burocráticas.

Contar com um profissional parceiro é garantia de saúde financeira para o estabelecimento. Há quem pense que o trabalho de um contador se restrinja à abertura de empresas, controle dos impostos e emissão de guias para pagar tributos.

O contador deve ser o seu grande parceiro de negócios. Ter um profissional de contabilidade eficiente na empresa é excelente para o negócio.

Veja algumas atividades que o contador pode desenvolver em sua instituição:

Carga tributária

Sabemos que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. E este item, geralmente, está além dos conhecimentos de um gestor. Apesar de o Simples Nacional não ser o regime adequado para tornar mais fácil a arrecadação de tributos, muitas microempresas estão optando por ele.

É o seu caso? Talvez para seu estabelecimento não seja o mais indicado.

Antes de tomar uma decisão definitiva, procure um contador. Ao avaliar o histórico do seu negócio, o profissional analisa todos os processos e elabora um planejamento tributário compatível com sua empresa. A economia gerada nos pagamentos dos impostos pode ser fundamental para o crescimento do seu empreendimento.

Gestão financeira

São tantas as responsabilidades adquiridas por um gestor ao abrir sua empresa que a figura de um contador se faz presente. Gestão financeira é o ponto fraco de muitos empreendedores. Se o gestor não tem experiência ou conhecimento aprofundado na área, a decisão de contar com esse profissional é a mais acertada. Ele oferecerá relatórios detalhados para o gestor avaliar os pontos fortes e fracos do seu empreendimento.

No relatório constarão dados importantes como fluxo de caixa, capital de giro, controle de estoque, análise de custos, balanço patrimonial, contas a pagar e contas a receber. Desta forma, o gestor terá uma visão micro e macro de todo o empreendimento e terá condições de focar na solução dos problemas.

Lucros

Com os relatórios fornecidos em mãos, o gestor entenderá onde será possível cortar custos, corrigir processos que estão travando o desenvolvimento do negócio e, a partir disso, focar no aumento dos lucros.

Planejamento estratégico

O balanço patrimonial do empreendimento deve ficar a cargo de um contador. Com os dados contábeis do resultado do exercício em mãos, o gestor terá uma ampla visão e capacidade de tomar decisões com mais agilidade. Para um bom planejamento estratégico, o controle das finanças se torna essencial para alcançar os objetivos propostos.

Assessoria contábil

Se sua empresa precisa de serviços de contabilidade confiáveis, a M.Loução Assessoria Contábil é a decisão adequada. Com ampla experiência na área, a Assessoria foca na qualidade, dinamismo, ética e eficiência, sempre prezando o excelente relacionamento com seus clientes. A MLoução atua em diversos segmentos como contábil, fiscal, legalização de empresas, trabalhista e tributária.

Saiba mais aqui.